As conversas da última carruagem

Amizade perpétuada e fortalecida na última carruagem da fertagus das 56

segunda-feira, abril 10, 2006

Peido ( Fenómeno em Linha Férrea)

O peido, ou melhor Flatulência (do latim: Flatus, sopro), ventosidade anal que pode ser ruidosa ou não. Tem origem dos gases que são ingeridos juntamente com a comida e, minoritariamente, dos gases acumulados durante o processo de digestão dos animais, na etapa de decomposição dos resíduos orgânicos dentro do intestino. Um desses processos é a fermentação de carboidratos por bactérias.

A intensificação da flatulência pode ocorrer em pessoas ansiosas, que falam ao comer ou que comem muito depressa, ou em pessoas que sofrem de parasitoses intestinais.

A flatulência também pode ser chamada de peido, traque ou pum, entre outros nomes onomatopéicos. Em geral seu odor não é nada agradável, porém, admirados por outros. Dependendo da intensidade pode até causar a famosa "freada de moto", que nada mais é que uma pequena rebarba de fezes na cueca (ou calcinha).


Um dos gases provenientes da digestão que emana pelo orifício anal (ou ânus), é o metano (ou Gás-dos-pântanos, Hidreto de metila) de densidade 0,722 g/dm³, portanto, mais leve que o oxigênio, tendendo sempre a subir rapidamente. Este é uma gás facilmente inflamável, incolor e contribui 21 vezes mais do que o dióxido de carbono para o efeito estufa.

CURIOSIDADES:

Um dos animais que mais contribui para o efeito estufa por meio de flatulências é o boi, devido ao grande volume de rebanhos bovinos existentes.


Segundo estudos, o ovo, o repolho e o feijão são os alimentos que mais provocam um odor desagradável nos gases expelidos por flatulência.

PRECAUÇÕES:

1. Nunca peide próximo ao fogo ou fagulhas. Por tratar-se de um gás altamente inflamável, pode ocasionar sérias queimaduras.

2. Em grande exposição ao gás, pode causar asfixia, casos severos de inconsciência, parada cardíaca ou sequelas no sistema nervoso central. (ver Metano)

8 Comments:

Enviar um comentário

<< Home